Todas as vantagens produtivas, metodologias e conceitos que aplicamos hoje para melhoria da produtividade teve uma contribuição histórica que nunca deve ser esquecida.
Na história da manufatura passamos por vários processos onde navegamos do trabalho manual, o artesanato, até nossa atual situação, onde utilizamos a inteligência artificial. Se passearmos pelos registros históricos vamos encontrar a manufatura no século XIX, revolução industrial entre 1760 a 1840 aproximadamente, fordismo 1863 a 1947, Toyotismo entre 1948 a 1975, até finalmente encontramos os Lean Manufacturing em aproximadamente 1910.
O Lean foi estudado e instituído pelo sistema Toyota idealizado por engenheiros, ele visa um modelo produtivo padronizado, mais ágil, com eliminação dos desperdícios e agregação de valor ao processo.
Quando falamos em Lean Manufacturing os nomes que vem à mente são cargas de trabalho, otimização de processo, kaizen, Takt time, balanceamento, produção enxuta, trabalho padronizado, eliminação desperdícios, organização e valor.
Para a ergonomia quando falamos de um processo Lean vem à mente trabalho adequado e eficiente, redução da carga biomecânica, redução da demanda cognitiva, aumento da satisfação e qualidade de vida no trabalho.
A filosofia Lean Manufacturing somada aos princípios da ergonomia pode nos levar a soma de ganhos onde empresa, trabalhadores e a sociedade obtém os benefícios.
Fale conosco agora!