O kaízen é uma das práticas de melhoria contínua, onde é instaurado uma filosofia dentro da organização para que justamente os funcionários tenham essa visão mais crítica sobre os problemas relacionados a sua área de atuação, sendo possível identificar os problemas e mapeá-los de uma maneira estratégica a fim de resolvê-los.
Utilizando de ferramentas adequadas e com as orientações corretas, podemos auxiliar a empresa a ter menos desperdício e maior produtividade, buscando sempre melhorar todos os processos da área.
Learning from mistakes
Erros e falhas são recorrentes em todos os processos produtivos, podendo ser até erros mais comuns ou mais esporádicos.
Entenda um pouco mais sobre processo produtivo e como otimizar o da sua empresa em mapeamento de processos e sua necessidade!
Porém, não podemos ignorar nenhum dos dois e sim, identificar onde, como e por que acontecem, para que enfim, conseguirmos pensar em formas de solucioná-los.
Learning by doing
A forma mais fácil de entender essa frase é: aprender fazendo.
Assim, mesmo que não resolva na primeira tentativa, a tentativa continua sendo válida, já que está guiada pelo propósito de resolver aquele problema.
Tornar visível o erro para todos
Uma das culturas mais necessárias para o bom funcionamento de kaízen é a transparência.
Incentivar discussões
Todos os funcionários são passíveis de encontrar uma solução para o problema.
Às vezes, uma ideia brilhante se origina das fontes menos inesperadas e para isso os funcionários não podem ter medo de arriscar, muito pelo contrário, tem que ser incentivados a arriscar, ganhando até mesmo recompensas.
O ciclo PDCA ajudando o Kaízen
A ferramenta é o ciclo PDCA e está totalmente ligada a filosofia que prega o kaizen.
Dessa forma, a ferramenta se chama ciclo PDCA, justamente pela forma que funciona, é um ciclo logo não tem fim. A qualidade sempre pode ser melhorada, então é possível aplicar esse ciclo “n” vezes até que se chegue na qualidade desejada.
Fale conosco agora!