SEGURANÇA DO TRABALHO

Segurança do trabalho (ou também denominado segurança ocupacional) é um conjunto de ciências e tecnologias que tem o objetivo de promover a proteção do trabalhador, visando a redução de acidentes e doenças ocupacionais.

 

Seu objetivo é identificar, avaliar e controlar situações de risco, proporcionando um ambiente ocupacional seguro e saudável para as pessoas. Destacam-se entre as principais atividades da segurança do trabalho: Prevenção de acidentes; Promoção da saúde; Prevenção de incêndios; Promoção de cursos e treinamentos; Elaboração de laudos técnicos;
Participação em perícias trabalhistas; Consultoria ou assessoria em segurança do trabalho.
Na legislação trabalhista brasileira temos 36 normas regulamentadoras (NR’s), diversas portarias, decretos e leis complementares que determinam exatamente como a segurança do trabalho deve ser posta em prática em cada tipo de empresa, e nesses mesmos textos estão descritas também as penalidades e multas que as empresas sofrerão ao não cumprir tais exigências.

O termo acidente do trabalho para a legislação inclui não apenas os acidentes propriamente ditos, como quedas e outros traumas acidentais, mas também as doenças ocupacionais que surgem após anos de trabalho: pneumoconioses, lesão por esforço repetitivo, asma, lombalgia etc.

Para realizar essa função, a segurança do trabalho envolve o conhecimento de áreas como medicina, engenharia, fisioterapia, enfermagem, estatística e epidemiologia, desenvolvendo diversas tecnologias, como os equipamentos de proteção individual (EPI).

Para tanto requer uma equipe multidisciplinar com profissionais especialistas nas áreas requeridas, capacitados para abordar qualquer questão relacionada à segurança do trabalho.

É importante compreender que, com uma boa gestão em segurança do trabalho, além de seguir a legislação e evitar multas e outras penalidades, garante-se que sua mão de obra estará saudável para produzir de forma eficiente, reduzindo as faltas por problemas de saúde, os afastamentos por licenças médicas, o pagamento de indenizações, o número de acidentes e até mesmo o valor dos impostos a serem pagos.

Tudo isso contribui para o aumento da produção e do lucro, além de valorizar a empresa, aumentando sua credibilidade e compensando todos os gastos prévios.

Skip to content